Arquivo do blog

sexta-feira, 27 de novembro de 2015

Soldado da PMBA morre em acidente automobilístico



O Sd Peterson Fernandes Caldas, pertencente a 66 CIPM, Feira de Santana teve morte estantânea ao colidir com um veiculo Palio cor branca, e placa policial NTU 6708, licenca de Salvadorna BR 116 Norte, nos Bairro Novo Horizonte, próximo à sede do Fluminense.

Segundo populares, o PM pilotava uma moto de cor preta e, após se chocar com o veículo que fazia um conversão proibida na rodovia, foi arremessado pra baixo de uma carreta de placa policial não identificada.

O condutor do pálio evadiu se do local, tomando destino ignorado. Já o condutor da carreta compareceu a DP para prestar maiores esclarecimentos.
Colegas e amigos lamentam o ocorrido.

Da redação (Ribas)

quarta-feira, 25 de novembro de 2015

Chuva na Chapada anima Bombeiros e Brigadistas



O primeiro boletim emitido pela Associação dos Condutores de Visitantes do Vale do Capão (ACV-VC), nesta terça (24), informava que o Vale do Capão, no município de Palmeiras, mais uma vez amanheceu coberto de fumaça. Só que durante a noite, por volta das 20h, a associação informou que a chuva tinha chegado à região, o que animou os combatentes depois de uma terça de trabalho intenso na Serra da Moitinha, onde continuaram o rescaldo do foco que ameaça o Gerais do Vieira. “Chove no Vale do Capão. Esperamos que a chuva venha com força para apagar todas as brasas que ainda restam.

                   

De acordo com as informações da ACV-VC, os brigadistas saíram logo pela manhã e só retornaram às 17h. Desta vez, o grupo contou com um equipamento mais eficiente para o combate, uma bomba MAC3, que possibilitou a brigada jogar mais de 3mil litros de água no rescaldo. No início da noite, mais uma equipe continuou o trabalho na Serra da Moitinha, onde a fumaça está mais intensa.

Junto com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), que administra o Parque Nacional da Chapada Diamantina (PNCD), a ACV-VC traçou a estratégia para o combate em um local conhecido como ‘Araújo’. “O ICMBio vai colocar um efetivo de homens e dará combate com uma aeronave. Também tem muita fumaça saindo da subida do Araújo [Morro Branco] e vamos avaliar a necessidade de subir para lá também”, afirma nota divulgada pela associação.

O boletim desta noite de terça (24) ainda informa que a linha de fogo mais forte continua sendo na região do Ancorado, onde uma floresta de grande porte é consumida. “Vamos aguardar a brigada que está entrando em combate agora voltar (em torno de 3h da manhã) para finalizar os trabalhos de hoje”.

 Fonte Jornal da Chapada

Da redação (Ribas)

CHACINA, 4 corpos encontrado no município de Serra Preta Ba

Quatro corpos encontrados no povoado do Bravo, município de Serra Preta Bahia. Mucinipio localizado há 40 km de Feira de Santana.
Uma forte equipe da polícia civil coordenada pelo delegado João Rodrigo, Seguiram para o local.
Veja fotos dos corpos
Aguardando mais detalhes.




Da redação (Ribas)

Soldado da PMBA acusado de estupro mentirosamente



Uma representação criminal objetivando a descaracterização de provas protocolada na manhã desta última segunda-feira (23/11) na Promotoria de Justiça da Infância e Juventude da Comarca de Medeiros Neto, levou em anexo pelo menos três vídeos e outros cinco áudios de duas adolescentes de 12 e 15 anos gravados em dias alternados revelando que foram obrigadas pelas mães que também foram influenciadas por terceiros a mentir em depoimento ao promotor de justiça que teriam sido abusadas sexualmente pelo policial militar Edelvânio Silva Pinheiro Gonçalves, 44 anos.

VEJA O VIDEO DA FARSA;


O policial militar e jornalista Edelvânio Pinheiro foi indiciado pela Polícia Civil no último dia 5 de outubro e denunciado numa ação penal pelo Ministério Público Estadual no último dia 12 de outubro, após ter sido acusado pela mãe de uma garota de 12 anos, de crime de violência sexual contra a própria menor de 12 anos e da prima de 14 anos.

Embora os laudos periciais do Instituto Médico Legal não tenham comprovado os estupros, constando que a menina mais jovem está com hímen íntegro e não foi possível evidenciar ruptura anal. E já a menina mais velha o laudo deu positivo sob a informação que ela não é mais virgem, no entanto, apresentou extrusão vaginal já cicatrizada e sem aparente lesão de violência sexual. No início da tarde do último dia 13 de outubro a então juíza da comarca de Medeiros Neto, Lívia de Oliveira Figueiredo decretou a prisão preventiva do policial militar.

No último dia 11 de novembro ocorreria a primeira audiência de instrução criminal no Fórum da comarca de Medeiros Neto, mas o evento foi adiado a pedido do Ministério Público, porque o promotor de justiça José Dutra de Lima Junior sentiu a necessidade de ouvir outras duas meninas que teriam se queixado do policial militar Edelvânio Pinheiro e também feito contra o mesmo acusações de abuso sexual. E aparentemente o caso que vinha cercado de muitas dúvidas teria se agravado em desfavor do militar com o aparecimento de uma nova denúncia 40 dias depois da apresentação da primeira.

Mas na manhã desta última segunda-feira (23), a defesa do acusado protocolou no Ministério Público Estadual uma representação criminal contra a senhora Cassilene de Jesus Santos, que é a mãe de uma das menores que, inicialmente, acusou o militar. Na representação foi também solicitada investigação da participação do fotógrafo Jorge Araújo Pereira, o “Jorge Rex”, que é acusado na representação de juntamente com Cassilene, cooptar e pressionar pessoas para depor contra o policial.

Na representação, uma vizinha de uma das supostas vítimas e uma filha do policial relatam que uma das crianças, de 12 anos, está sendo ameaçada e pressionada a mentir para acusar o militar de a ter estuprado e sua irmã, uma adolescente de 15 anos. De acordo com a acusação apresentada ao Ministério Público a garota, fala por sua própria iniciativa, repetiu, espontaneamente, a mesma história várias vezes em dias alternados. Na representação formalizada no MPE foram anexados três vídeos e áudios nos quais uma das supostas vítimas revela toda a estratégia da representada para incriminar o policial. Em um dos áudios a garota revela que “ela (Cassilene) ia ganhar uma garantia (dinheiro) muito boa pra ajudar na operação da filha dela, que tem um problema de bexiga”.

Em um dos áudios a menina relata que: “mandou eu menti para falar que me mostrou o pênis dele”, “que ele apontou a arma em minha cabeça” e “ela (Cassilene) falou assim pra ‘minha irmã’ mentir deAdelvanio estrupou ela também” (sic). E prossegue: “E eu também que nem uma besta fui falar isso. Eu também falei isso por inocência, sem saber de nada. Ela que mandou eu falar pra o promotor. Ela falou que ia dar uma garantia pra mim e pra minha irmã, garantia é dinheiro que ela falou. Ela pegou e falou até assim, ‘você não vai comentar isso com ninguém não que você está correndo sua vida em perigo’.

Em um dos vídeos a menor disse que “(Cassilene) foi lá em casa pra minha mãe depor que viu a filha dela entrando e saindo (da casa do policial). Ai minha mãe (inicialmente) disse assim, ‘não sei não, isso não vai da certo’. Pediu pra gente (ela e a irmã) contar mentira pra o promotor, a gente que nem uma besta né, inocente, foi lá e falou pra o promotor. Cassilene falou assim que se minha mãe falasse isso, ela ia dar um dinheiro pra minha mãe, falou que Adelvânio (sic) tinha mexido comigo e com minha irmã”. Conforme a representação, a representada forçou a criança a mentir e plantou pânico na cabeça da menor. “Falou que ele (o policial) ia prender minha mãe e nós ia passar fome” (sic).

“Depõe que eu te dou um dinheiro”

Foi apresentado ainda ao Ministério Público um áudio no qual a irmã dessa garota – a de 15 anos – relata que a representada foi à casa dela pedir para a mesma depor contra o militar. “Eu falei que não. Ela falou assim ‘depõe moça que eu te dou um dinheiro’. Eu falei assim, não tô precisando de esmola não, que no dia que precisar tem quem me dar esmola, falei desse jeito com ela. Ela foi com o marido dela, foi de mota (sic). Pediu pra falar que viu a filha dela saindo de lá (da casa do policial). Aquilo não tem caráter não moça, nem coração, pode dizer!”.

A adolescente e a irmã moram com a mãe e o marido da genitora, que não é pai de nenhuma delas, em uma casa humilde, numa rua periférica da cidade. Na casa, apenas a mãe trabalha, prestando serviços, na função de gari, a uma empreiteira que tem contrato com a Prefeitura Municipal de Medeiros Neto para cuidar da limpeza pública.

Em outros áudios entregues ao Ministério Publico aparece nomes de pessoas e até de autoridades que estariam auxiliando a representada na cooptação de famílias para, em depoimento, depor falsamente contra o policial. Contudo, só resta ao promotor de justiça José Dutra de Lima Junior, titular da 4ª Promotoria de Justiça da comarca de Teixeira de Freitas e 1º substituto da comarca de Medeiros Neto em definir se acolhe ou não o material e, caso haja acolhimento da representação, o caso pode tomar novos rumos ao haver a consideração de fatos novos por descaracterização de provas a serem apresentados a justiça.

“O policial Edelvânio Pinheiro sempre foi uma pessoa de coração aberto, especialmente em favor dos mais humildes e, isso sempre incomodou. E mais do que isso, dedicou 15 anos da sua vida na Polícia Militar combatendo o tráfego de drogas e esclarecendo crimes diversos, como jornalista era destemido e se posicionava como o advogado dos humildes e oprimidos e, seu desastre interessa muita gente. Contudo, é legítimo o direito dele de buscar provas para se defender”, ressalta a advogada criminal Kerry Anne Esteves

A advogada informou que na prisão o militar já escreveu um livro. A obra, que tem o título “O dia que morri pela primeira vez”, descreve como o PM conviveu com o isolamento do cárcere e mostra como as orações edificam e transformam o homem nos momentos de angústia.


Além da cópia da representação e a devida autorização dos seus autores, todos os vídeos e áudios integrais obtidos com exclusividade pelo Teixeira News, estão sob nossa custódia para eventual solicitação jurídica. E para preservar ainda mais a identidade de uma das menores que aparece neste vídeo, a sua voz teve seu ritmo alterado. Nesta matéria não tivemos como divulgar os áudios porque foram gravados com a interlocução de alguém que não autorizou a divulgação da sua voz. E sem as perguntas, as respostas das menores não teriam sentido ou fácil entendimento, além disso, os áudios contêm nomes de pessoas menores de idade e se referem a nomes de muitas pessoas da sociedade de Medeiros Neto que entendemos por bem preservar. Embora poderão ser essenciais para avaliação dos órgãos ministerial e judiciário. 
Fonte TN

Da redação (Ribas)

terça-feira, 24 de novembro de 2015

Contracheques com novos valores do Planserv já em novembro




Os novos valores da contribuição do Planserv - Assistência à Saúde dos Servidores Públicos Estaduais já serão cobrados no contracheque desse mês. O plano passou por alterações em sua legislação, que segundo o governo visam assegurar sua sustentabilidade, bem como ampliar os serviços, sobretudo no interior do estado. As mudanças constam na lei 9.528, aprovada pelo Legislativo baiano e sancionada pelo governador Rui Costa, em outubro. A legislação atualizada, assim como as novas tabelas de contribuição, já estão disponíveis no site do plano.

As mudanças visam corrigir distorções e consolidar o conceito de plano solidário - quem ganha mais, paga mais. Na tabela antiga, sem reajuste desde 2011, o teto da contribuição atingia servidores que recebem até R$ 10.250,00. A partir desse valor, a contribuição não tinha modificações, gerando desigualdade entre o salário e o valor repassado para ter direito ao plano.

Com a nova tabela, esse teto ficará estabelecido em R$ 22.250,00, garantindo a equidade na contribuição, ou seja, quem recebe mais passará a contribuir mais. Dos 186.429 titulares do plano, 56% estão na faixa salarial de até R$ 3.750,00,  e segundo o goveno, não terão alteração. Apenas 32% de beneficiários titulares (58.985) terão aumento de até 10%.

Entre as mudanças, pode-se destacar a inclusão de duas emendas. A primeira trata da possibilidade de os beneficiários- dependentes e agregados - que já estão no plano, permanecerem no plano até 35 anos, mas com a contribuição igual à do titular. A outra emenda permite o ingresso de servidores após cinco anos, mediante o acréscimo de contribuição correspondente à faixa etária no momento da adesão.

A inclusão de agregados para titulares pensionistas também significa alteração que beneficia o usuário. A medida permite, portanto, a ampliação do benefício, pois será possível manter no sistema os netos e os filhos maiores do servidor falecido.

 Da redação (Ribas)


domingo, 22 de novembro de 2015

Sargento da PMBA teve esposa e filho assassinados em 2 dias

Um Sgt da PMBA sofreu duas baixas na família em menos de dois dias, na sexta (20) teve a esposa assinada na presença da filha, após ser reconhecida como esposa de PM. Segundo informações a vítima se dirigiu com a filha para um conjunto habitacional população em Nova Brasília da Valéria na capital baiana, onde a mesma tinha ganhado no programa Minha casa minha vida, uma casa popular. Ao chegar no local um indivíduo conhecido com Machado em posse de uma moto Dafra de placa policial JPW3801, efetuou vários disparos de arma de fogo contra a vítima, apenas por se tratar de esposa de policial militar. A vítima foi enterrada ontem em um cemitério da cidade.

A outra baixa aconteceu ontem( 21) no bairro de fazenda Coutos, onde o Sgt teve o filho de identidade ignorada também assassinado.
À polícia investiga a hipótese de uma possível retaliação de traficante
    

Da redação (Ribas)

sábado, 21 de novembro de 2015

Viatura da RONDESP solta roda e SD desabafa

Um SD da RONDESP revoltado com a má qualidade de conservação da viatura em que trabalha, desabafa via rede social, após a VTR soltar a roda quando acionada via CICOM para diligência
Confira;
1° Texto do Sd Fabio Morais no Grupo Rondesp Leste Informações:


Com todo respeito aos Oficiais da C.I.P.T, e ao Comandante, não estou falando em nome da tropa, nem como Policial Militar, muito menos posso ser representante de classe, pois a CF não nos permite, mas, faço aqui uso de um dos incisos do Art5° da CF/88 que garante a todo CIDADÃO BRASILEIRO direito a LIBERDADE DE EXPRESSÃO.

Falando na qualidade de cidadão brasileiro que sou, pois não nasço Policial Militar, e com o devido respeito aos meus superiores e colegas de profissão:

Quando aluno a Sd aprendi que o serviço policial é dotado de Princípios, princípios estes que são baselares para que se possa prestar segurança pública.

Pois bem, vamos lá, o Princípio baselar é SEGURANÇA, onde o próprio manual da Polícia Militar diz:

Para prestarmos segurança, temos que estar em segurança...

Aonde está a SEGURANÇA para nós? Hoje mais uma vez, de novo, outra vez, uma das viaturas SOLTOU A RODA, ao escutarmos o CICON informar que um prisma branco estava na prática de assalto no anel de contorno, deslocamos de imediato e ao fazer a curva na guarda do Quartel escutamos um estralo na dianteira da viatura, abortamos o deslocamento com brevidade e retornamos para o Quartel andando a 10km/h.

Na tentativa de estacionar a vtr na frente da C.I.P.T a RODA SOLTOU!!!

Lembro que a vtr iria viajar para a cidade de Irará no dia de amanhã, agora imaginemos essa RODA SOLTA a 100km/h? Velocidade que é permitida!

Imaginemos agora 4 pais de família sofrendo um capotamento dentro dessa viatura, imaginemos essa viatura soltando a roda e colidindo com uma carreta, imaginemos 4 famílias destruídas!

Penso eu que nesse momento, é hora de refletirmos o que é sermos PROFISSIONAIS DE SEGURANÇA PÚBLICA!!!

Mas quem sabe o GÁS não ajuda a pensar?

Quem sabe não é mais interessante se achar Caveira mesmo sem ser, e assim viver utopicamente como Alice no País das Maravilhas?

Não sei quanto a muito dos senhores mas eu cansei...

Da redação (Ribas)

quinta-feira, 19 de novembro de 2015

Policial militar criou e coordena projeto pra ajudar crianças com cancer

Nem só da luta contra a criminalidade e manutenção da ordem é feita a rotina de um PM do Batalhão de Policiamento em Vias Expressas (BPVE). Desde 2013, o tenente Thiago Jauhar, de 26 anos, coordena o bem sucedido Polícia e Alegria, programa que, uma vez por mês, leva crianças e adolescentes com doenças graves, como câncer, para atividades de lazer em unidades da corporação. Mais do que coordenador, Jauhar foi quem idealizou o projeto e o propôs à PM, que encampou a ideia.

A inspiração do jovem policial foi um drama pessoal. Em 2005, quando ainda era adolescente, ele perdeu a mãe, que sofria de lúpus — doença autoimune que pode afetar todos os órgãos, mas que costuma atingir principalmente a pele, articulações, rins e o cérebro. Andréa Cristina Jauhar ficou paraplégica nos últimos dois anos de vida e morreu aos 36. Toda aquela angústia fez com que o futuro policial decidisse que um dia faria um projeto para aplacar o sofrimento alheio.

A chance veio depois de entrar na PM. Com o Polícia e Alegria, crianças e adolescentes atendidas por ONGs são levadas, com seus pais, em carros da corporação, para atividades em quartéis de unidades como Bope e Batalhão de Ações com Cães. No caminho, ainda passam por pontos turísticos como o Cristo Redentor e o Maracanã. Os visitantes também ganham lanche. Hoje, por exemplo, 150 crianças vão passar o dia numa ação recreativa no Batalhão de Choque, no Centro. Entre outras atrações, farão rapel e se divertirão na tirolesa.

Esta semana, Jauhar levou Micael Lucas Avelino, de 3 anos, e Lays Tobias, de 4, ao Regimento de Polícia Montada (RPMont), em Campo Grande. Micael usa uma prótese no olho esquerdo porque tem retinoblastoma, um tumor na retina, descoberto há um ano. Já Lays trata um câncer nos rins desde os 10 meses.

— Poder fazer o bem para alguém não tem preço. A gente não consegue mudar o mundo, não tenho essa pretensão. O que eu quero é, a cada evento, proporcionar alegria a uma criança diferente — disse o tenente.

No batalhão, as crianças se divertiram passeando a cavalo, entre outras atividades. Acostumada a uma rotina pesada — a filha se trata no Instituto Nacional de Câncer (Inca) —, Ana Paula Tobias, mãe de Lays, enxerga a solidariedade do policial como um “oásis no deserto”.

— O projeto veio para mostrar que as crianças não precisam só viver daquele momento de dor e desespero. O Thiago cuida da gente também, das mães. Aproveitamos esses passeios para relaxar — disse Ana Paula, que não esperava tanta atenção vinda de um policial militar.

“NÃO ME ACHO EXEMPLO”

Mãe de Micael, Suellen Cristina Avelino Silva, de 23 anos, trouxe o filho de Lavras, no Sul de Minas, para tratamento no Rio. Antes, lembra ela, o menino tinha medo de polícia. Agora, com a aproximação do tenente Jauhar, isso é passado.

Dono de um coração voluntário, o PM já planeja iniciar um outro projeto, para dar assistência a filhos de PMs mortos ou com alguma doença crônica.

— Não me acho exemplo, me acho diferente. Eu não posso ser exemplo para ninguém. Acho que cada um tem que fazer aquilo de que gosta. Eu gosto de fazer isso. Acho que posso servir como motivação. As demonstrações de afeto e carinho que a criança dá para você são a recompensa — disse o oficial.

quarta-feira, 18 de novembro de 2015

Camisinha que muda de cor ao detectar HIV

Um grupo de estudantes do Reino Unido desenvolveu um conceito de preservativo que muda de cor quando, durante a relação, uma doença sexualmente transmissível for detectada.


A ideia, que recebeu o prêmio TeenTech de melhor inovação para a saúde, foi apresentado por adolescentes da Academia Isaac Newton, de Illford.

O produto foi chamado de S.T.Eye (um trocadilho para olho para doenças sexuais) e tem o objetivo de combater as crescentes taxas de infecção.

Segundo a publicação britânica “Daily Mail”, a camisinha, caso produzida, conteria uma camada de moléculas que ficariam fosforescentes quando em contato com bactérias e vírus associados a DSTs.

Se for detectada clamídia, por exemplo, a camisinha ficaria da cor verde. Caso detectasse herpes, o preservativo ficaria da cor amarela. Para sífilis, a cor seria azul, e em caso de presença do papiloma vírus humano, o HPV, a cor seria roxa.

O TeenTech é uma premiação destinada a adolescentes com idade entre 11 a 16 anos que tenham ideias tecnológicas que tornem a vida melhor e mais fácil.

Fonte globo.com

Da redação ( Ribas ) 

terça-feira, 17 de novembro de 2015

Breve histórico da RONDESP e sua importância pra sociedade baiana




O primeiro documento que se fala da RONDESP foi publicado em 27/12/1985. Na época sua missão era coordenar e apoiar as unidades subordinadas ao CPC, cias da capital e região metropolitanas e, até 15 de maio de 2002 atuava com apenas uma viatura e a figura do Coordenador de Rondas Especiais, que era um Capitão PM. Ficava instalada na sede da 14ª CIPM e, com suas grandes atuaçoes a RONDESP foi umas das unidades que mais ganhou notoriedade e confiança da sociedade baiana.



Após a transferência dos Batalhões de Polícia Militar da capital para o interior, desmembrando a área de atuação para Companhias Independentes de Polícia Militar (CIPM), as quais ficaram responsáveis por inúmeros bairros de Salvador, verificou-se dentro da PM, um aumento da necessidade de apoiar estas unidades, com vistas ao combate da criminalidade, além de aumentar o número de viaturas realizando rondas ostensivas. Desta forma, foi criada a Operação RONDESP.


Muitos dos PMs que estão nas RONDESP, vieram do Batalhão de Policia de Choque, das Companhias Especiais que faziam parte do conjunto dos 5 (cinco) Batalhões PM (5º, 6º, 7º, 8º e 12º BPM), que existiam em Salvador e um na RMS. Por isso, nota-se um perfil maduro e voluntarioso para as missões do rádio-patrulhamento ostensivo desta tropa. Todos PMs antes de servirem na Rondesp, passavam e passam pelo crivo do serviço de informações da PMBA, a Coordenadoria de Missões Especiais. (CME).

Mesmo sem ter sido criada por lei estadual à época de sua implantação, a RONDESP era considerada e tinha o valor de uma Companhia Independente, pois possuía sede própria, carga de armamento bélico, viaturas padronizadas, diversos materiais do Estado e efetivo PM próprio.

Já em 28 de julho de 2009 a tropa da RONDESP foi elevada a uma formatação maior, recebendo 40 viaturas e 575 PM, pois havia um desejo do Comando da PMBA anterior, em transformar a Operação Rondas Especiais em um batalhão de rádio-patrulhamento que seria subordinado ao Comando de Policiamento Especializado (CPE), porém ficou subordinado inicialmente ao CPC. 
Para se chegar a esse número, cada Unidade da Capital forneceu 08 (oito) PM’s. Por isso, chegou-se a fazer estudos junto a Rota da PMESP e o BOPE da PMERJ, para formar a nova doutrina da Unidade valor Batalhão.  

Com a mudança do Comando Geral da PMBA, tendo assumido o Cel PM Nilton Régis Mascarenhas, em 06/08/2009, a ideia da criação do Batalhão de Rondesp foi remodelada, surgindo o novo modelo de três Companhias Independentes de Policiamento Tático (CIPT), dentro de Salvador e mais uma CIPT na Região Metropolitana. Esse é o nome correto das quatro novas Unidades, ficando RONDESP como nome de fantasia; Rondesp/Atlântico, Rondesp/Baía de Todos os Santos, Rondesp/Central dentro de Salvador, e Rondesp/RMS atendendo os municípios da Região Metropolitana. 

A RONDESP tem como objetivo fornecer à população soteropolitana e das cidades da Região Metropolitana de Salvador (RMS), apoio tático móvel na atividade de segurança pública, além de servir de tropas de reação imediata e reforço operacional da capital, nas diversas áreas de atuação das Unidades Operacionais, dentro dos seus CPRC.

Com o grande sucesso na capital e região metropolitana, as rondas especiais foram expandidas pro interior do estado, a principio para a cidade de Ilheus em 2009, mas por problemas estruturais extinto em 2012.

Hoje a importância da RONDESP é mais do que notória, levando a instituição a transformar os antigos Táticos Moveis nas Rondas Especiais em outras regiões do interior em: RONDESPs LESTE, SUDOESTE, NORTE e OESTE, com sedes em Feira de Santana, Vitoria da Conquista, Juazeiro e Barreiras, respectivamente.

Apesar de ser aprovada pela maioria dos baianos, pela eficiência e grandes resultados nas suas ações em combate a criminalidade na Bahia, a Rondesp é corriqueiramente alvo de criticas por por parte de ONGs e instituições de defesa dos Direitos Humanos, pois no enfrentamento a maginais armados, muitas vezes mais que a policia, a reação, acaba levando indivíduos a obito.


Um das ações que geraram muita polêmica e discussão na história rondespiana, foi os 12 óbitos nos autos de resistência que acorreu na Estrada das Barreiras no bairro Cabula, na madrugada de 6 de fevereiro deste ano. Após mais de trinta traficantes fortementes armados, ter atirado contra 2 guarnições da RONDESP, havendo o revide, fato que tambem deixou um dos policiais feridos. Na época houve grande repercussão do fato na midia mundial, levando o promotor David Galo a tomar frente das investigações anunciando a culpabilidade dos policiais pedindo a prisão das 2 guarnições, sendo que ainda não tinha finalizado o inquérito da polícia civil, mas após conclusão foram todos inocentados pois foi comprovado a legalidadee legitimidade na ação.


Muitos perguntam o motivo da RONDESP funcionar de forma tão eficiente. A resposta está na mobilidade que o efetivo tem, no poder de fogo nas diligências, boa comunicação entre as guarnições, instrução continuada, com base no Projeto de Técnicas e Táticas PM (PTTPM), que os PM passam, tendo aulas de defesa pessoal, gerenciamento de crise, tiro policial, e abordagens diversas. Também a seleção continuada que é feita dentro da tropa, por parte da CME e do próprio efetivo.

Parabéns aos policiais que compõe a RONDESP de Norte, Sul, Leste, Oeste e Capital do Estado pelo retorno positivo que têm dado à sociedade baiana no enfrentamento contra a criminalidade, passando a segurança e confiança, O investimento e a confiança depositada tem valido a pena, pois a sociedade de bem da Bahia reconhece o seu trabalho.


Da redação ( Ribas )

segunda-feira, 16 de novembro de 2015

Pfem é baleada na cabeça na manhã desta quarta feira (16), em Salvador


Uma soldado acaba de ser baleda na cabeça após tentativa de assalto em um posto de saude no bairro de pituaçu em Salvador.  Segundo informações preeliminares via Centel, trata se da Sd Dulcineide.
A situação aconteceu quando 3 indivíduos em veiculo Ford Ka, cor branca e placa policial OZT 3005, interceptaram a mesma que estava em em serviço naquele posto em companhia de outro colega, o Sd Edmilson e que tiveram suas armas levadas. Na fuga um dos individuos deixou cair o celular, e a policia ja tem foto que indentifica um deles , que inclusive,  no momento do assalto, estava com a mesma camisa da foto.

A soldado foi levada pelo GRER e, se encontra no Hospital do Subúrbio. Segundo o Cap Prado, tripulante da aeronave, informado em audio via Whatsapp, ficou sabendo pelo medico da SAMUR, que a Sd está estável, porém a situação é grave, pois houve perda de massa  encefálica.
Sem maiores informações até o fechamento da edição.
Veja foto de um dos suspeitos:

                                 
Da redação ( Ribas ) 

sábado, 14 de novembro de 2015

Cabo Laurindo e a importância do exame da próstata

Você já fez o exame de toque retal? Esse assunto é, na maioria das vezes, motivo de piadinha entre os homens. O problema é que esse preconceito tolo pode às vezes pode custar a vida. Esse exame deve ser feito por todos os homens com mais de 40 anos. É simples, não dói e dura no máximo 15 segundos, ou seja, um pequeno tempo que pode salvar a sua vida. Vale a pena, não vale?

Exame de toque: quinze segundos que salvam vidas

Esse exame é muito importante para diagnosticar o câncer de próstata quando ele ainda está no estágio inicial. A vantagem é que quando é descoberto nesse estágio, é muito mais fácil tratar e curar a doença. Os casos de morte acontecem, na maioria das vezes, por que a pessoa não fez o exame e quando o câncer foi diagnosticado, já estava muito desenvolvido e a cura não foi possível.

Quando você se submete ao exame, qualquer irregularidade que for notada pelo médico urologista já fará com que ele tome as providencias necessárias, faça exames para confirmar a existência do câncer e comece o tratamento. Quando isso não é feito, o câncer fica lá se desenvolvendo, sem controle e só apresentará os primeiros sintomas 4 anos depois de começar.

Com tanto tempo assim se desenvolvendo livremente, o tumor já estará grande e pode ter se instalado em locais que dificultam o sucesso do tratamento. Tudo isso pode ser evitado através de um exame simples, de 15 segundos, que é feito apenas uma vez por ano. Viu como é importante?


QUERO AGRADECER AO GRUPO DE TEATRO CABO LAURINDO, PELA INICIATIVA DE ALERTAR A TODOS PRA O NOVEMBRO AZUL, A SEGUIR LINK DA PAGINA DO CABO LAURINDO COM O VIDEO DA CHAMADA PARA O NOVEMBRO AZUL, E DEPOIS 6 DICAS PARA TER CORAGEM E REALIZAR O EXAME DA PRÓSTATA.


1. Em primeiro lugar a saúde: viver é bom, não é? Por isso, coloque a sua saúde em primeiro lugar, deixe o preconceito e a vergonha de lado e dedique 15 segundos do seu tempo para cuidar dela.

2. Exame simples: lembre-se que o exame é simples e muito rápido, não tem por que você perder para um câncer por não querer se submeter a 15 segundos a um exame, correto?

3. Não vai doer: deixe de medo! O exame não dói, já o tratamento do câncer, além de ser complicado, pode não dar certo. Arriscar para que?

4. É a melhor forma de diagnostico: sim, há um exame de laboratório que também é feito para ajudar, mas ele não é conclusivo e sim auxiliar. A melhor maneira de um diagnóstico preciso é saber se há aumento da próstata com o exame de toque. Por isso, não pense duas vezes e vá cuidar da sua saúde.

5. Calma, é rápido: lembre-se de que é algo muito rápido e que pode salvar a sua vida. Coragem! É para a sua saúde!

6. Amigas, namorada e esposa: se você está em dúvida, converse com uma amiga, namorada ou esposa e veja a opinião delas. Como é alguém que você confia, ficará mais fácil se sentir seguro e entender a importância. Ela certamente irá se apoiar, pois ao contrário dos homens, as mulheres sabem muitos bem a importância do exame preventivo.


Da redação ( Ribas )

sexta-feira, 13 de novembro de 2015

8 corpos de bebês encontrado em uma prédio



Polícia acha oito corpos de bebês em um prédio na Alemanha
Uma mulher de 45 anos, que vivia no apartamento onde os restos mortais foram encontrados, é procurada



Nas janelas do apartamento onde os corpos foram encontrados, é possível ver decorações infantis


A polícia alemã anunciou nesta sexta-feira que encontrou em Wallenfels, uma pequena cidade na Baviera, no sul da Alemanha, os restos mortais de oito bebês em um apartamento cuja ex-residente, uma mulher de 45 anos, é procurada.

Após a descoberta de sete corpos na quinta-feira, a polícia anunciou que encontrou um oitavo cadáver nesta sexta no mesmo apartamento.

— Durante as investigações, os policiais encontraram mais um corpo de um recém-nascido. Assim como os outros sete outros bebês, o corpo estava envolvido em um pano e sacos plástico — indicou a polícia.

Idosa de 87 anos é condenada à prisão por negar Holocausto na Alemanha
Crise dos refugiados custará € 14,3 bilhões à Alemanha em 2016

Um comunicado divulgado pelas autoridades locais descreve como os corpos foram descobertos: 

"Por volta das 16h de quinta-feira, um morador de Wallenfels encontrou o cadáver de um bebê e chamou os serviços de emergência. Chama ao local, a polícia encontrou em um quarto vários corpos de bebês. A polícia criminal e o procurador de Coburg partem do princípio que há provavelmente sete mortos. A ex-moradora, uma mulher de 45 anos, ainda não foi presa e interrogada".

O porta-voz da polícia local, Jürgen Stadter, afirmou, por sua vez, ao canal de notícias N24, que ainda não foi estabelecido se essa mulher era a mãe dos bebês.

Outras buscas e interrogatórios devem ocorrer ao longo do dia e médicos legistas vão analisar os corpos para determinar a data e causas das mortes. O processo poderá levar tempo, em razão do estado avançado de decomposição de alguns corpos. A polícia e a procuradoria de Wallenfels indicaram que "não haverá resultados antes do início da próxima semana".

Fotos do local da descoberta macabra mostram um pequeno prédio de dois andares. Foi no segundo andar que os corpos foram descobertos. Nas janelas, é possível ver decorações infantis: borboletas, ursinhos e um gnomo de jardim.

quinta-feira, 12 de novembro de 2015

PM prende proprio filho, por está com carro roubado



Um policial militar do Batalhão de Alcântara, em São Gonçalo, Região Metropolitana do Rio, apreendeu o próprio filho após o jovem chegar em casa com um carro, um cordão e um celular roubados. O sargento Ubiratan Assis conta que o adolescente de 17 anos afirmou nunca ter praticado assaltos, mas admitiu saber que os objetos eram roubados.
Em entrevista a radio globo o pai afirma que;
"Ele disse que não participou de assalto, mas admitiu saber que o carro e o celular eram produtos de roubo. Ele jurou que não usa drogas, que não está envolvido com o tráfico de drogas. E disse que ganhou dinheiro para guardar o carro", conta o PM.

O jovem foi apreendido pelo pai após a mãe desconfiar dos objetos levados por ele para casa. A mulher ligou então para o policial, que pediu autorização ao comandante e foi para a residência efetuar a apreensão.

"Meus filhos e sobrinhos sabem que minha índole sempre foi essa. Sempre deixe eles bem cientes para que não se envolvesem porque seria uma coisa que iria me matar por dentro, mas que eu não iria compactuar. Vai doer, como está doendo foi essa criação que tive dos meus pais. Sempre deixei eles bem cientes para que não se envolvesem porque seria uma coisa que iria me matar por dentro, mas que eu não iria compactuar. Vai doer, como está doendo, mas é o que tem que ser feito", disse o pai.

Ubiratan acredita que o filho tenha se envolvido no caso devido a más companhias. "A mãe dele mora em uma área de risco e ela já havia falado comigo das amizades dele por lá", conta. O casal está separado há dez anos e, desde então, o jovem e mais dois irmãos moram com o pai e uma madastra.

Emocionado, o policial afirma que não se arrepende do que fez. "A atitude que eu tomei foi para mostrar a ele que essa é uma das saídas mais brandas. infratoresDeus que me perdoe, mas ele podia ter sido alvejado", desabafa.

O adolescente foi levado pelo pai para a Delegacia de Neves e vai ser encaminhado ao Instituto Dom Bosco, na Ilha do Governador, destinado a menores .

BCS George Americo promove o Concurso Garota da Base 2015





Esta acontecendo na Base Comunitária do George Américo 65CIPM, o Concurso A Garota da Base 2015.
concurso objetiva angariar talentos vocacionais, valorizar os moradores do bairro, trazendo entretenimento e diversão a essas garotas carentes que nunca tiveram essa oportunidade, e que agora com o concurso, sentirão o sabor de desfilar nas passarelas.




A primeira fase do concurso foi aberto a jovens moradoras com idade entre 16 e 24 anos, e através de curtidas na Fan Page Bcs George Américo, foram escolhidas as 15 mais votadas que passarão no dia 27 de novembro, por outra disputa que ocorrerá no espaço Morada Eventos, desta vez com jurados e, a vencedora além de ganhar um curso completo de inglês, disputará no dia 17 de dezembro no Hotel Fiesta em Salvador, juntamente  14 meninas de outras bases do Estado, onde será disputado título estadual de Garota da Base 2015.

As 15 melhores na primeira etapa foram;
Railane, Martha, Mariana, Thayná, Islana, Gabrielle, Gisele, Elisia, Franciele, Emelly, Evellyn, Claudiana, Queiza, Dominique e Geonana.



                 
Todas desfilarão com 3 trajes: Praia, casual e gala, sendo que os dois primeiros são doados e o último emprestado e,  todas estão sendo treinadas e orientadas pela Sd Daniela, ex modelo e umas das responsáveis pelo evento, que também conta com o apoio do Capitão Ermilio comandante da base e colaboração  dos Sds Balzak, França, Kigran, Neto, Reinaldo, Josemar e Daniel Ferreira.

"Esse concurso é de uma importância imensa para as familias do Bairro, pois traz cultura, lazer a essas garotas carentes que nunca tiveram essa oportunidade". Diz a Sd Maria, uma das Colaboradoras do desfile. 

Da redação ( Ribas ) 

quarta-feira, 11 de novembro de 2015

Pm é ferido após viatura parada ser atingida por veículo

Um soldado da Policia Militar, conhecido como Sd Pires, sofreu grave lesão, após a viatura em que trabalhava ter sido  atingida por um veiculo durante uma abordagem policial, na avenida getulio vargas em Feira de Santana.



O soldado que era motorista do coordenador de área da 64 CIPM, por volta das 23:30, durante o serviço ordinário, estava fazendo uma abordagem de rotina ao veiculo Fiat Palio de cor preta, de placa policial não indentificada, quando um veiculo GM Celta de cor branca, colidiu na trazeira da viatura que foi arremessada na direção do policial, que acabou sendo imprensado com o veículo palio.

Com o acidente, o militar teve uma corte profundo em uma das pernas, e foi encaminhado para o hospital EMEC, onde foi submetido a procedimento cirúrgico.
O veículo Celta era ocupado por 3 pessoas, que também se feriram e foram levados pelo serviço público de emergência SAMUR,  para o hospital regional Cleriston Andrade. Nenhum deles correm risco de morte.
Os veiculos envolvidos passaram por perícia e, foram levados para o pátio da SMMT em Feira de Santana.
O condutor do veículo causador recebeu voz de prisão ainda no hospital, e será encaminhado pra delegacia após alta medica.

Da redação ( Ribas ) 👮 

terça-feira, 10 de novembro de 2015

Policiais punidos por reinvidicar melhores condições de trabalho em 2012. Governo não cumpriu acordo


O estado de greve é sempre indesejado por todos, afinal cada policial militar é parte integrante da sociedade, junto com seus familiares e pessoas próximas. Por outro lado, é preciso que haja por parte do Gestor do estado a inteligência de exercer o dialogo, abrindo mão de amarras aos pleitos justíssimos dos policiais baianos, o que não foi feito pelo então governador Jaques Wagner, que fechou as portas pra um acordo. Durante o movimento paredista 2012 , o governador afirmou via imprensa que, em momento algum puniria os policiais envolvidos, que não haveria "caça as bruxas", por conta daquela greve que na época, promessa quem não foi cumprida.



Um tempo passou, vem a greve de 2014, e mais uma vez o governador prometeu via acordo assinado, não punir nenhum militar envolvido na greve de 2012, o que infelizmente não ocorreu. Já com o novo governador Rui Costa, quatro pais de família foram demitidos e outros tantos presos na capital e no interir da Bahia, por buscar melhores condições de trabalho.                                                                         Veja relaçãodos policiais punidos.                                   Fonte: Bgo PMBA.



DEMITIDOS

Sd PM CARLOS A.CERQUEIRA ROCHA, 48ª CIPM

Sd PM JOSAFÁ RAMOS DOS SANTOS, 67ª CIPM

Sd PM AUGUSTO L.  ARAUJO JUNIOR, RONDSP IOS

Sd JEANE BATISTA DE SOUZA, BCS  AGUAS CLARAS



PUNIDOS COM DETENÇÃO

ILHÉUS

15 dias (Atè o momento só o sd Eça cumpriu a pena,)

os outros os advogados recorreram)

Sd PM JAÍLSON EÇA BRITO

Sd PM FÁBIO ALVES DE OLIVEIRA

Sd PM FLÁVIO ROGÉRIO DE SOUZA SANTOS

Sd PM FÁBIO LIMA DOURADO

Sd PM ROBSON FRANCISCO SANTANA

Sd PM VALQUER CERQUEIRA PEREIRA


ITABUNA

21 dias

Sd PM JOSÉ JANUÁRIO FÉLIX NETO 

Sd PM JOSÉ ROBERTO DOS SANTOS

Sd PM MÁRCIA BATISTA DE OLIVEIRA

Sd PM RENATA TEREZA BRANDÃO MEIRELES

Sd PM WADSON PEREIRA DE ANDRADE

Sd  PM VALÉRIA RODRIGUES MORAIS, 

(por ser vereadora, só pode cumprir após o mandato)


SALVADOR

30 dias

Sd PM IVAN CARLOS SANTOS LEITE 

15 dias

Sd PM ARLAN LERCIO PIRES


PAULO AFONSO

10 dias

Sd PM LOURIVAL MOREIRA DOS SANTOS

Sd 1ª Cl PM SANNY DIAS FONSECA

Sd PM FRANCISCO ALVES

Sd PM EVANDRO JOSÉ DE OLIVEIRA

Sd PM GILMÁRIO SOARES SILVA

Sd PM MARIEL JACKSON GONÇALVES MAGALHÃES

(por ser vereador, só pode cumprir após o mandato)


JEQUIÉ

15 Dias

Sd PM RONICLEY DANTAS DOS SANTOS

Sd PM IDEÍLTON OLIVEIRA FERREIRA

Sd  PM GILVAN SOUZA SANTANA 

(por ser vereador,só poderá cumprir após o mandato)

10 dias

Sd PM ADAÍLTON CORREIA DOS SANTOS, 

St PM ELIÉLSON GONÇALVES PASSOS

Sd PM GÍLSON DE SOUZA SANTANA

Advertência

Sgt PM NAIOMAR SOUZA SANTOS


ALAGOINHAS

10 dias

Sd PM ADAÍLTON DOS SANTOS FILHO

Sd PM ALEX DIAS SANTOS

Sd 1ª Cl PM ALEXSANDRO SANTOS MENDES

Cb PM ANTÔNIO BATISTA FERREIRA

Sd PM CARLISON SERRA CARDOSO

Sd PM GEORGE GOMES DE SANTANA

Sd PM IRAN ORNELAS SILVA

SD PM JOSÉ DIOGO M. DO NASCIMENO

Sd PM KLÉBER DOS S. CHAVES

Sd PM LUIS CARLOS SILVA SANTOS

Sd PM MARLENE CARMO DE JESUS

Sd PM NIVALDO OLIVEIRA GAMA


SANTO ANTÔNIO DE JESUS 

30 dias

St PM PATRÍCIA TEREZA VAZ BOECHAT

Sgt PM FRANCISCO XAVIER ATAIDE FONSECA

Cb PM FÁBIO CALÓ AMPARO

Sd PM UELLINGTON FONSECA DA SILVA

Sd PM GILMAR OLIVEIRA BRÁZ JÚNIOR

Sd PM JAILSON SANTOS DO NASCIMENTO

Sd PM RONILDO DA SILVA ALMEIDA

Sd PM ANTONIO RODRIGUES DE AGUIAR

Sd  PM RAIMUNDO DE JESUS

Sd PM CARLOS ROBERTO DE M. VILAS BOAS

Sgt PM MARCOS VINÍCIUS DE SANTANA SANTOS 

(por ser vereador,só poderá cumprir após o mandato).


Da redação ( Ribas )  

segunda-feira, 9 de novembro de 2015

Soldado cria sistema de excelência na PMBA





O Sd DAVID BEZERRA lotado no 8º Batalhão da Policia Militar em Porto Seguro, criou e idealizou o SISTEMA INTEGRADO DE GESTÃO DA  POLÍCIA MILITAR DA BAHIA (SIGPM), com vistas à substituir a utilização de um sistema antigo, burocrático e totalmente manual, utilizado pelos policiais em toda PMBA, nas áreas administrativas.

Inicialmente, o brilhante soldado sentiu a necessidade de aperfeiçoamento do método antigo de controle de material bélico naquele batalhão, onde o mesmo desenvolvia sua atividade laboral.
Após sucesso inesperado do programa SIGPM, outras repartições internas daquele batalhão solicitaram a implantação também nos seus setores, dado o sucesso e otimização de trabalho do referido sistema.

A grandiosa ideia já atinge 16 unidades militares em 46 municípios, favorecendo positivamente o serviço da instituição e estimulo dos agentes.
Policiais que atuam administrativamente, relataram que o programa é tão perfeito, que reduziu o tempo para realização de demandas, de 2 meses para até 4 horas. 
Dado a celeridade do sistema, a tendência é a expansão da ideia para todas as repartições públicas do estado
A sociedade, a PMBA e seus policiais se orgulham pela contribuição deste ilustre cidadão Sd policial militar da Bahia, pois ao fim quem ganha é o cidadão. Veja o video;

Por Sidenisio guerreiro PMBA👮


TROPA EM ALFA 11, o livro. Conta a histórica greve da PMBA 2012, baseada em incríveis fatos reais

Ja está a venda e a disposição de todos, o BEST SELLER policial "ALFA 11". Com pouco menos de trinta dias de lançado, mas já com quase mil cópias vendidas na Bahia, no Brasil e no exterior.
Baseado em incríveis fatos reais, e que conta a história da greve que é tida como uma das maiores e mais importantes da PMBA, e também a mais turbulênta.


O livro foi criado e idealizado por Paulo Hohenfeld, 
Autor e participante daquela greve. Pra quem não conhece, o mesmo é policial militar demitido em 1994 por participar de movimentos grevistas.

Os interessados podem está pedindo pelo      
Zap: 77991780077, Paulo-Guanambi. 
Face: Paulo Hohenfeld.  
Zap: 77998079256, Ribas-Feira de Santana. 

REVIVA UM POUCO DESSA GRANDE HISTÓRIA;


Foi onze dias de temores, insegurança, recrudescimento da violência e ensaios de disseminação do caos.

A greve da PMBA foi anunciada no dia 31 de janeiro, e ganhou repercussão internacional, sendo comentada nos principais veículos de comunicação brasileiros. Os policiais militares acamparam na Assembleia Legislativa da Bahia, se mantendo no local mesmo após a presença e embate com militares do Exército Brasileiro e policiais federais. 
O movimento tambem foi grande em cidades do interior, as mais importantes foram; Feira de Santana, Ilheus, Jequié, Santo Antônio de Jesus e Itabuna.
Com a repercussão do movimento, postura intransigente do governo, que inicialmente disse não negociar enquanto a greve ocorresse, mudou em virtude dos clamores da opinião pública por uma solução do problema.

As negociações, porém, não contaram com a participação da associação que liderou sozinha o movimento e do seu maior lider, Sd Prisco, na epoca, apenas um incansavel ex SD na luta por Justiça e Liberdade, "bandeira da ASPRA" – (Associação dos Policiais e Bombeiros militares e seus familiares do estado da Bahia). Enquanto a Associação de Praças da Polícia Militar (APPM), a com maior número de filiados naquele ano, dava declarações contraditórias e tida pelos praças de "postura covarde", em relação à participação na mobilização, a Associação de Oficiais da PMBA (AOPM) decidiu em assembleia realizada já no penúltimo dia da greve que não iria aderir à mobilização – (como sempe).

Ao fim, com muita garra e persistência e mesmo com o governo usando a midia pra desqualificar o movimento, foi conseguido o pagamento da Gratificação da Atividade Policial (GAP 4 e 5), pra toda à categoria do Alsd ao Cel, uma grande vitória.
E todos conheceram a importância e necessidade dessa categoria como também  força da Aspra, naquela época pouco conhecida, e hoje a mais atuante associação representativa de classe pm do pais. 


Da redação ( Ribas ) 

sábado, 7 de novembro de 2015

Assassinada testemunha de chacina em Osasco



Vítima era uma das principais testemunhas de chacinas de 2012 e 2013. Homem ajudou a identificar seis suspeitos, entre eles policiais militares.


Uma testemunha de chacinas com envolvimento de policiais militares de São Paulo entre 2012 e 2013 foi morta a tiros na manhã desta sexta-feira (6), em Osasco, na região metropolitana da capital paulista.

De acordo com a Secretaria de Segurança Pública (SSP), o ex-segurança particular David Sabino de Oliveira Filho foi morto por volta das 11h, na frente do comércio que mantinha na Avenida João de Andrade, no Jardim Roberto. Uma mulher que estava próximo ao local na hora do assassinato disse que ouviu os disparos, mas não conseguiu ver quem atirou.

A vítima era uma das principais testemunhas de uma série de assassinatos promovida na Grande São Paulo em 2012 e 2013. Com as informações que ele passou à Polícia Civil, a Justiça decretou a prisão preventiva de cinco pessoas, entre elas três policiais militares. Um ainda está preso. Um sexto suspeito também foi identificado, mas está foragido até hoje.

Em nota, a SSP ressaltou que David foi "convidado diversas vezes para o Programa de Proteção à Testemunha, mas sempre negou". Segundo o governo, desde o início do programa, em 1999, 2 mil pessoas foram atendidas e nenhuma delas sofreu represálias ou foi morta. Em alguns casos, é necessário que o protegido mude de endereço e até mesmo de identidade.

O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), passou a manhã em José Bonifácio, que fica na região de São José do Rio Preto, para inaugurar um prédio do fórum da cidade. Perguntado sobre o assassinato do David, o governador não quis falar sobre o assunto. Ele disse que a Secretaria da Segurança Pública iria dar mais detalhes o caso.